Causos de Família – Uma Homenagem Ao Dia Dos Pais – Causo 2 – Andar de bicicleta nunca se esquece

causos de familia 2

Dizem que depois que aprendemos a andar de bicicleta nunca mais esquecemos. Eu digo que o processo de aprendizado também fica na memória para sempre.

Na minha época de menino andar de bicicleta exigia menos indumentário. Um chinelo no pé e uma bermuda já eram suficientes para encarar as aventuras de pilotar aquele veículo de duas rodas.

Aprendi a pilotar a “magrela” com meu avô materno, José Nunes. Ele usou de uma metodologia de ensino que o resultado era eficiente, ou aprendia , ou aprendia.

Consistia no seguinte: ele morava no Bandeirante, e nas proximidades da casa havia uma rua íngreme. Ali estava o cenário perfeito para começar os ensinos. Orientado pelo “professor”, subíamos a ladeira até o topo. Depois eu me posicionava segurando o guidão e com os pés nos pedais, e então começava a aventura. Vovô me empurrava de ladeira abaixo. A bicicleta não tinha rodinhas de proteção, naquele tempo não existia. E entre um tombo e outro, rapidamente consegui equilibrar a bicicleta.

Diz o ditado que “ladeira abaixo todo santo ajuda”, não precisava de muito esforço naquelas aulas. Precisava apenas de paciência e boa vontade, e meu avô tinha de sobra. Não demorou para os resultados aparecerem, e lá estava eu equilibrando em cima de duas rodas e percorrendo as ruas de Arcoverde. No rosto de Seu Nunes o orgulho de ter me ensinado o que nunca mais esqueceria.

Anos mais tarde vivi essas mesmas aventuras com meus filhos. Tive o prazer de ensiná-los a andar de bicicleta. Com um pouco mais de segurança, um método diferente, nada de ladeiras, mas a mesma paciência e boa vontade que desfrutei quando era um aprendiz. Logo entendi que mais que andar de bicicleta, meu avô me ensinou também valores que eternizaram na minha personalidade.

Que daqui há alguns anos, meus filhos possam contar a seus filhos histórias como essa.

Compartilhe:

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Nuvem de tags

Mais Posts

voto consciente

Voto Consciente

O voto consciente é fundamental para que vivamos em uma cidade, estado e país onde a população possa confiar nos seus representantes e receber tudo

Outubro Rosa

Outubro Rosa: O que Devemos Fazer?

Neste mês em que vivenciamos o “Outubro Rosa”, nosso personagem, o Vereador Serginho, vem lembrar da importância da prevenção ao câncer de mama. A recomendação

Setembro Amarelo

Setembro Amarelo

Está em andamento neste mês a campanha Setembro Amarelo, de prevenção ao suicídio, considerado um problema de saúde pública. Todos os anos, 12 mil pessoas

Projeto FORME

Projeto FORME

É preciso reconhecer o esforço e conhecimento de Sérgio Franklin para conduzir bem os projetos e trabalhos voltados para área do empreendedorismo. Pude acompanhar de