Coleta Seletiva – impactos ambientais, sociais e econômicos em Arcoverde

coleta seletiva

O projeto “Empresa Responsável – Coleta Seletiva” é referência em inciativa que envolve soluções para preservação ambiental, com retirada de resíduos sólidos do meio ambiente, educação e conscientização das comunidades de Arcoverde, reaproveitamento através da reciclagem e geração de renda.

É um projeto de elaboração complexa, mas de fácil aplicação e com resultados animadores. Quando Sérgio Franklin idealizou o Projeto Empresa Responsável ele foi muito além de atender as demandas da Associação Comercial de Empresarial de Arcoverde – ACA, da qual foi presidente voluntário por 2 anos, também buscou preencher uma lacuna em nosso município na área ambiental.

O “Coleta Seletiva”, que integra o Projeto mais amplo “Empresa Responsável”, começou há nove anos, com adesão de algumas escolas e consistia, incialmente, na disponibilização de lixeiras apropriadas para coleta dos resíduos sólidos nas unidades escolares, campanhas educativas entre alunos e a arrecadação de resíduos por poucos catadores de rua. Em 2012 e 2013, nossa escola, a Conviver, foi a ganhadora da premiação por ter arrecadado a maior quantidade de resíduos, resultado de uma trabalho de engajamento de toda equipe e dos alunos.

Em pouco tempo o projeto passou a abranger as comunidades em que as escolas estão inseridas, com coleta em residências; mais dois itens passaram a ser coletados além do papel, vidro e plástico, o óleo de cozinha, utilizado na fabricação de sabão, e baterias; houve ainda a entrega e padronização de carrinhos de coleta para os catadores, que passaram a se organizar em cooperativa – Associação de Catadores de Materiais Recicláveis de Arcoverde (ACMRA), com apoio e orientação da ACA, ainda na Gestão de Sérgio Franklin, e da Prefeitura Municipal.

Com esse apoio, a organização dos catadores evoluiu. Em 2015, a Associação foi beneficiada com o Galpão de Triagem, através do Recicla PE, coordenado pelo Instituto de Tecnologia de Pernambuco – Itep, por meio da Unidade Gestora de Projetos de Resíduos Sólidos. Hoje mais de 50 pessoas trabalham no galpão, que antes viviam do que catavam no lixão da cidade.

Cheio de novas ideias, coragem para promover as transformações e vontade de fazer mais pelo próximo, Sérgio já provou sua capacidade e disposição para fazer muito mais por Arcoverde.

Compartilhe:

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Nuvem de tags

Mais Posts

voto consciente

Voto Consciente

O voto consciente é fundamental para que vivamos em uma cidade, estado e país onde a população possa confiar nos seus representantes e receber tudo

Outubro Rosa

Outubro Rosa: O que Devemos Fazer?

Neste mês em que vivenciamos o “Outubro Rosa”, nosso personagem, o Vereador Serginho, vem lembrar da importância da prevenção ao câncer de mama. A recomendação

Setembro Amarelo

Setembro Amarelo

Está em andamento neste mês a campanha Setembro Amarelo, de prevenção ao suicídio, considerado um problema de saúde pública. Todos os anos, 12 mil pessoas

Projeto FORME

Projeto FORME

É preciso reconhecer o esforço e conhecimento de Sérgio Franklin para conduzir bem os projetos e trabalhos voltados para área do empreendedorismo. Pude acompanhar de